Você sabe como é o processo de Orientação Profissional?
- Vinicius Almeida
- 29 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Abaixo descrevo de forma breve como se dá este processo e também qual a sua importância.

É muito comum, principalmente na adolescência, que tenhamos dúvidas em relação a nossa escolha profissional. Há pessoas que se sentem confusas por gostar de muitas áreas e aquelas que sentem que não gostam de nada e em ambas situações há um grande sentimento de angústia. Um outro fator muito recorrente que influencia neste momento é a grande questão: "devo escolher algo que acho que gosto ou que vai me trazer dinheiro?". Esses são alguns dos fatores que normalmente se colocam como desafiadores no momento de se trilhar um caminho profissional.
Um processo de orientação profissional se faz fundamental para pessoas que necessitam de clareza em relação a este processo de escolha. Tanto o campo da educação quanto do trabalho têm tido mudanças constantes nos últimos tempos, assim, é ideal compreender quais as habilidades e conhecimentos que o orientando possui e que são ideais para as profissões que existem atualmente e que continuarão a existir no futuro.
A fim de clarear um pouco mais sobre como funciona o processo de Orientação Profissional, destacarei abaixo os principais pontos.
Qual o diferencial do processo de Orientação Profissional?
Segundo pressupostos dos estudos de orientação profissional, coloca-se como objetivo não apenas finalizar o processo em que o orientando tenha uma ideia de profissão a seguir e sim - e principalmente - promover uma experiência que auxilie o entendimento do processo de escolha para si, permitindo compreender o que é relevante para subsidiar suas decisões.
Etapas
O processo de orientação profissional se divide em 3 momentos:
1º - Autoconhecimento
Neste primeiro momento, cabe entender em que se sustenta as referências do orientando. O que será que se conhece e sabe sobre suas aptidões, gostos e habilidades que pode influenciar na sua escolha?
2º - Informação Profissional
Não se pode escolher o que ainda não se conhece! Neste momento é proposto um aprofundamento sobre as profissões. Exemplo. O que é comum na rotina de um administrador? Em quais áreas um administrador pode atuar?
3º- Critérios de escolha
Neste momento é proposto um afunilamento sobre as opções. O orientando poderá se orientar a pensar em sua escolha a partir do conjunto de critérios que considera ideal para si, tais critérios, comumente se relacionam a área de estudo, rotina e retorno - financeiro e também de valor - relacionados à profissão.
O que se utiliza como ferramenta?
São comuns o uso de inventários de personalidade, testes psicológicos, atividades de conhecimento, dinâmicas e outros recursos que permitem trazer maior clareza para o orientando.
Duração
No geral, o processo se dá por pelo menos 8 a 10 encontros de 50 min. Há casos que podem necessitar de mais encontros.
Individual ou coletivo?
É possível que se realize o processo de orientação profissional tanto em grupo quanto individualmente.
Online ou presencial?
Em ambas opções é possível a realização do processo. Atualmente, principalmente em decorrência da pandemia, tem sido mais comum a realização dos encontros na modalidade online. Muitas das ferramentas utilizadas durante o processo foram adaptadas para uso em dispositivos digitais.
___________
E ai, possui mais alguma dúvida?
Entre em contato! Será um prazer te conhecer.
*Contatos no ícone no canto superior da página.
Comments