top of page

Recursos Digitais em Arteterapia

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Em 2020 foi aprovado o uso da modalidade online para atendimento em Arteterapia no Brasil. Assim, ampliam-se as formas de se trabalhar. Quais são os recursos digitais que podem ser usados em um processo arteterapêutico?



Colagem Digital - Acervo pessoal



Com a chegada da pandemia de COVID-19, tivemos que nos adequar e nos transformar nos diversos setores da vida. Novas formas de encontrar com amigos e familiares, outras maneiras de lazer de modo virtual e também novas descobertas na rotina de trabalho. O termo Home Office talvez nunca foi tão pronunciado e vivenciado quanto nos últimos tempos. A estas questões são desencadeadas modificações nos comportamentos das pessoas, seja para consumo, em como comprar - como tem se visto lojas online batendo recordes de vendas -, seja em buscas por terapia, cujas plataformas online têm se popularizado muito.


Ao que tange a Arteterapia, especificamente, até antes do segundo semestre de 2020, por premissa da União Brasileira de Associações de Arteterapia os arteterapeutas não estavam autorizados a oferecer atendimento de modo remoto. Contudo, neste momento, a considerar que o processo terapêutico em Arteterapia é intermediado por materiais para construção de imagens, fica a pergunta: há alternativas digitais eficientes?


Para ilustrar este contexto, vou utilizar exemplos vivenciados em um grupo que comecei a facilitar em novembro de 2020 em que foi preciso usar muita criatividade para a construção das atividades intermediadas por recursos digitais. Cabe ressaltar, entretanto, que para este grupo foram também utilizados recursos físicos tais como pinceis, tintas, cola, figuras etc., que foram enviados às residências das participantes.


Duas atividades com o uso de aplicativos


Ao compreender as características do grupo - que tinha pouco afinidade com aplicativos -, inicialmente, foi proposta uma atividade que ofereceu tanto o uso de materiais tradicionais quanto de um aplicativo para interação do grupo. A proposta da atividade consistia na construção de um quadro de palavras de atividades prazerosas que foi escrito simultaneamente pelas participantes. Em seguida, deveriam escolher atividades que gostariam de fazer mas que não o fazem no dia a dia. Ao fim, com o uso de lápis de cor, giz de cera ou hidrocor as plásticas foram criadas.


Quadro de palavras (App Mentimeter) - Acervo pessoal



Produção em lápis de cor - Acervo pessoal



Para a segunda atividade, foi proposto o uso de um aplicativo de colagem. que naturalmente tende a ser uma modalidade de fácil operação. A modalidade colagem de forma digital pode ser feita em diversos programas: PowerPoint, Google Apresentações, Photoshop e outros. Para esta atividade, especificamente, foi utilizada uma plataforma que contém um vasto banco de imagens próprios para colagem e este fator foi usado como estratégia da atividade, assim, as participantes deveriam "garimpar" imagens que as tocassem para a realização da sua produção.


Colagem Digital (App Freemix) - Acervo pessoal



Para ambos aplicativos, posso dizer - não apenas por minhas percepções, mas também pelos depoimentos das participantes - que estes recursos acrescentam e se mostram essenciais para os próximos passos que a Arteterapia realizada de forma remota vai trilhar.


Farei, em breve, outras postagens mostrando outros aplicativos e atividades que foram realizadas nesta experiência.

 
 
 

Comments


© 2024 - Vinicius Almeida | CRP 05/58573

bottom of page