top of page

Psicologia Analítica: saiba um pouco mais sobre esta abordagem

Confira alguns aspectos que podem fazer você compreender um pouco mais a Psicologia Analítica!



A criação


A Psicologia Analítica foi criada por Carl Gustav Jung no início do século XX após um período de colaboração e certa divergência sobre alguns questões da psicanálise de Sigmund Freud. Para além da psicanálise, Jung ampliou e fundamentou suas teoria a partir de referências de estudos sobre alquimia e mitologia.


Jung considerou estudar e se aprofundar tanto sobre os fenômenos conscientes quanto e principalmente pelos fenômenos simbólicos do inconsciente. A este ultimo, principalmente, é considerado um importante meio de trabalho no processo terapêutico a partir de imagens e sonhos, por exemplo.



A intenção do processo terapêutico


Um dos objetivos do processo terapêutico nesta abordagem está em conscientizar pontos inconscientes para que o indivíduo possa elaborar aspectos da sua história e seu ser e assim se aproxime da sua essência - fenômeno que também é conhecido como processo de individuação.


Como funciona a terapia nesta abordagem?


Pode-se dizer que o trabalho em terapia é feito em conjunto, entre o profissional e o paciente. O profissional tem o papel de procurar compreender os aspectos simbólicos descritos pelo paciente analisando estes fenômenos para além da superficialidade. Consequentemente, o paciente tende também a trilhar este caminho de compreensão e assim obtendo mais autoconhecimento.


Cabe ressaltar que os caminhos presentes no processo terapêutico nesta abordagem não pressupõem um trilhar rígido, isto é, o tratamento é feito a considerar as necessidades colocadas pelo paciente. Desta forma, de assuntos trazidos em sessões anteriores podem ser retomados em outros momentos e serem analisados sobre outras perspectivas.


Neste processo terapêutico também é comum que sejam utilizados, caso necessário, materiais advindos de sonhos ou produções artísticas do paciente.



Conceitos para conhecer mais!


A psicologia analítica detém muitos conceitos interessantes. Caso você tenha se interessado, aqui vão para que pesquise mais:

  • Individuação;

  • Símbolos;

  • Inconsciente pessoal;

  • Inconsciente coletivo;

  • Arquétipos;

  • Sincronicidade;

  • Persona;

  • Sombra;


 
 
 

Comments


© 2024 - Vinicius Almeida | CRP 05/58573

bottom of page